sábado, 12 de setembro de 2009

CANTANHEDE “Jota” lançou a conversa no Marialva Park Hotel no passado dia 3 de Julho

JSD convidou a debater caminhos de futuro


Foram mais de meia centena de pessoas que participaram no debate organizado pela JSD de Cantanhede. Pedro Vaz Serra, João Moura e Jorge Catarino foram alguma das personalidades presentes.


O empreendedorismo e espírito crítico da juventude laranja não são novidade. Joana Seabra vice-presidente da JSD de Cantanhede lembra ao Diário as Beiras, que "já foram organizadas várias actividades de modo a chamar os jovens do concelho para a política e o desenvolvimento de Cantanhede".


Juliana Catarino Presidente da juventude, lembra que costumam ser convidados "pessoas com experiências de vida interessantes, para transmitir ideias e experiências diferentes aos jovens". A jovem realça ainda a conjuntura actual, explicando que "vivemos numa época de crise e nós pretendemos fazer um debate com empresários do concelho e de concelhos vizinhos, para que todos pudessem trazer mais valias à discussão para percebermos de que forma se pode projectar o futuro de Cantanhede. O que é hoje a cidade e o que queremos que seja amanhã".


O presidente da autarquia, João Moura, foi um dos intervenientes e espectador atento, acabando por reconhecer que "estas actividades são necessárias e sempre bem-vindas porque é a altura em que as pessoas podem discutir ideias e o tema deste é extremamente importante porque se debate o futuro".


João Moura revelou ainda que "num momento em que a sociedade cívil assiste a algum divórcio entre a cidadania e as decisões políticas vimos pessoas com valor e particularmente os jovens afastados da política. Por isso, penso que estes jovens estão de parabéns e espero ver mais iniciativas como estas".



"Cantanhede marcou um tempo na região"



Jorge Catarino, empresário local e ex-presidente da Câmara de Cantanhede, foi convidado para moderar o debate e realçou a disponibilidade de "um conjunto de jovens que vem trazer mais uma iniciativa com o objectivo de discutir o futuro".


O empresário lembrou que foi "protagonista de um pouco da história de Cantanhede nos últimos anos, não podendo, por isso, deixar de continuar a ter uma opinião sobre o que se vai continuando a fazer no concelho. Julgo que este é um momento de profunda viragem na conjectura mundial, ao nível ético, comportamental, financeiro, entre outros".


Jorge Catarino considera que "Cantanhede marcou um tempo na região centro, ao longo dos último anos. Apostando, marcando um caminho e defenindo um estratégia clara, tais são os grandes objectivos que a norteiam. Esse projecto tem vindo a ser muito bem consolidado pelo actual executivo e agora é preciso pensar e analisar o que está a acontecer no mundo para perceber como Cantanhede se pode posicionar".


Foram várias as personalidade presentes no Marialva Park Hotel, onde decorreu o debate".



In Diário as Beiras.

Sem comentários: